ORADORES
CONHEÇA OS
ORADORES

ALEXANDRE CASTRO CALDAS
Professor Catedrático, Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa
Professor Catedrático de Neurologia e Diretor do Serviço de Neurologia até 2004. Especialista em Neurologia (1980) e Chefe de Serviço (1990), foi Diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (2004-2020). Coordenador da Área da Saúde desde então, e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da UCP. Foi Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina de Lisboa e Secretário do Conselho Científico; Diretor do Centro de Estudos Egas Moniz e do Laboratório de Estudos de Linguagem; Secretário e Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia; Presidente do Colégio de Neurologia da Ordem dos Médicos e membro do Board da International Neuropsychology Society e depois Presidente em 2000. Tem cerca de 200 artigos e capítulos de livros publicados, 10 livros publicados e vários prémios entre os quais 3 vezes o prémio Pfizer, o prémio Bial e o Distinguished Career Award da International Neuropsychological Society.

ANA MIRA VAZ
Diretora Pedagógica, Colégio Pedro Arrupe
Durante 20 anos dedicou-se ao ensino do Português em escolas públicas, mas sempre ligada a projetos de educação não-formal como a Academia do Johnson e a TEN. Estas e outras experiências fizeram com que olhasse para a aprendizagem dos alunos como um processo de desenvolvimento de todas as dimensões da pessoa e para o papel do professor como o de acompanhante e guia privilegiado desse processo de crescimento.Hoje lidera uma grande equipa responsável pelo processo de transformação educativa no Colégio Pedro Arrupe.

ANA RITA BESSA
CEO, Leya
Licenciada em Economia pela Católica Lisbon School of Business & Economics, com Mestrado em Ciências da Educação pela mesma Universidade e Advanced Management Program no Insead, o seu percurso profissional foi desenvolvido em vários setores e empresas, da Unilever à Mediacapital, passando pela EPIS, ao longo dos últimos 30 anos. Durante seis anos foi Deputada à Assembleia da República, pelo CDS-PP, acompanhando as áreas da Educação, Ciência, Cultura e Saúde. Atualmente é CEO da LeYa, editora em língua portuguesa de edições gerais e de livros escolares, detida pelo grupo holandês Infinitas Learning. É ainda membro de vários conselhos consultivos, entre outros, do Inclusive Community Forum, da Nova SBE e da Revista Brotéria. Tem 51 anos e é mãe de três filhos.

ARMINDO MONTEIRO
Presidente, CIP
Empresário com uma carreira sólida nos setores das tecnologias, construção e ambiente, liderou empresas como a Softline e o Grupo COMPTA, e desde 2010 é presidente e CEO do Grupo LEVON, com operações em Portugal, Angola, Namíbia, Bolívia e Colômbia .Paralelamente à sua atividade empresarial, Armindo Monteiro tem uma longa trajetória no associativismo empresarial. Foi presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da ANETIE – Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Eletrónica, e vice-presidente da AIP – Associação Industrial Portuguesa. Conhecido por ser um líder assertivo e defensor da iniciativa privada, Armindo Monteiro tem como prioridades o aumento da produtividade, a reforma do Estado e a valorização do papel das empresas no desenvolvimento económico e social de Portugal.

BERNARDO CALDAS
Especialista em tecnologia, dados e IA; Cofundador, Associação Data Science for Social Good Portugal
Apaixonado por impulsionar a transformação de dados nas empresas e promover o bem social na sociedade utilizando IA, lidera atualmente as equipas de dados e inteligência artificial numa das maiores Fintech europeias, Mollie, depois de o ter feito em diversas empresas nacionais e internacionais. Fundou a associação Data Science for Social Good Portugal e o projeto Estimador.pt. Colabora ainda com a Nova SBE e com a Maze Impact.

BERNARDO FERRÃO
Diretor de Informação, SIC e SIC Notícias
Com uma carreira definida tanto pela paixão quanto pela tenacidade, Bernardo Ferrão é uma figura emblemática no jornalismo português. Cresceu no Porto e licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Fernando Pessoa. Foi para os EUA. Voltou e entrou na SIC. Foi correspondente em Vila Real, mas rumou a Lisboa. Passou pelo Expresso, como Editor de Política, mas regressou à SIC. Atualmente, é diretor de informação da SIC e SIC Notícias. Apresenta o Expresso da Meia-Noite, na SIC Notícias, e o Polígrafo, uma rubrica do Jornal da Noite.

CARLOTA ANA RIBEIRO FERREIRA
Fundadora, WIN WORLD
Empresária na área de produção de media, curadora de conhecimento, escritora, montanhista e desportista. Apaixonada pela vida, pelos negócios e por criar e produzir conteúdos e experiências inspiradoras para líderes, empresas e sociedades em geral, está sempre pronta para novos desafios. Abraça e lidera projetos de grande dimensão, adora sonhar e fazer acontecer com os clientes, as equipas e os parceiros de negócio. Acredita que toda a impossibilidade pode ser desconstruída e tornada numa missão possível, através de qualidades que são muito suas, e que generosamente ensina aos que crescem ao seu lado: criatividade, pragmatismo, sensatez e sensibilidade. Está sempre de olho na próxima grande montanha do mundo, assim como no próximo projeto bonito que vai fazer acontecer. O seu foco é inspirar e levar as pessoas, as empresas e as sociedades mais longe, convocando tudo e todos para um papel maior em nome de um futuro melhor.

CAROLINA SANTOS
Finalista, licenciatura em Design de Equipamento
Atualmente no último ano da licenciatura em Design de Equipamento na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e bolseira Gulbenkian, Carolina Santos iniciou o seu percurso criativo ao escolher Artes Visuais no Secundário. Natural de uma aldeia da Guarda, mudou-se para Lisboa em 2022, onde descobriu a paixão pelas práticas de artesanato portuguesas e o papel do Design nesse contexto.

CRISTINA MOTA
Professora; Porta-voz, Missão Escola Pública
É licenciada em Matemática, no ramo de formação educacional, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e possui uma pós-graduação em Educação Especial no domínio Cognitivo e Motor. Com mais de 20 anos de experiência no ensino, leciona nos níveis de 3.º ciclo e secundário e já desempenhou funções no ensino superior como assistente na faculdade onde se formou. É porta-voz do movimento cívico de professores Missão Escola Pública, destacando-se pela sua ativa participação no debate público sobre Educação em Portugal. As suas intervenções baseiam-se tanto na experiência vivida no contexto escolar quanto nas reflexões e análises conduzidas pelo movimento sobre a situação atual da escola pública e os desafios enfrentados pelos docentes.

DANIEL GARCIA
Presidente, Assembleia Geral no Núcleo de Alunos de Gestão Industrial e Logística do ISCTE 2020-2021 e 2021-2022
É licenciado em Gestão Industrial e Logística pelo ISCTE-IUL, onde também concluiu o Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde. Desde cedo demonstrou uma forte aptidão para a liderança e organização, tendo assumido a presidência da associação de estudantes da Escola Secundária de Campo Maior, onde coordenou equipas e dinamizou eventos de grande escala. Continuou a desenvolver estas competências durante o seu percurso académico, destacando-se como Presidente da Assembleia Geral no Núcleo de Alunos de Gestão Industrial e Logística do ISCTE. Participou também ativamente em iniciativas como o Parlamento Jovem e na coordenação de staff de Desporto Escolar, acumulando uma experiência sólida na gestão de pessoas e projetos. Atualmente, desempenha funções como Digital Care Manager na Direção de Serviço ao Cliente do grupo LUZ Saúde.

FERNANDA BONACHO
Professora-investigadora, ESCS-LIACOM; Responsável pela Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania
Doutorada em Ciências da Comunicação, com especialização em Comunicação e Linguagens, pela Universidade Nova de Lisboa, é Professora Coordenadora na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, onde coordena o curso de Mestrado em Jornalismo. É investigadora integrada do Laboratório de Investigação Aplicada em Comunicação e Média (LIACOM) e colabora com o Instituto de Comunicação da NOVA. Os seus interesses de investigação têm-se centrado na área da literacia mediática e já participou em diversos projetos de investigação, incluindo a coordenação da Academia da Leitura do Mundo, financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian. É membro do Conselho Científico-Pedagógico do Centro de Línguas e Culturas do Instituto Politécnico de Lisboa, colabora com o Conselho da Europa no âmbito da Educação para a Cidadania Digital e representa a ESCS na rede nacional Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM).

FILINTO LIMA
Presidente, Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP)
Licenciado em Direito, pós-graduado em administração e gestão escolar, professor, diretor. Atribuição da Medalha de Mérito de Carreira Alumni pelo Instituto Politécnico do Porto (Escola Superior de Educação), “em reconhecimento pelo seu notável percurso profissional”, na 1.ª Gala ALUMNI 2024.

FRANCISCO DE JESUS
Mestrando, Ensino de História 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Aluno do Mestrado em Ensino de História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Realizou o seu estágio curricular como professor estagiário de História na Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia e prepara-se para iniciar a sua carreira docente no próximo ano letivo. É também licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde descobriu o seu especial interesse por Historiografia. Trabalhou como guia na exposição «O Direito sobre si mesmo: 150 anos da abolição da escravatura em Portugal», decorrida em 2019 na Assembleia da República.

FRANCISCO PEDRO BALSEMÃO
CEO, Grupo Impresa
Francisco Pedro Balsemão é CEO da Impresa, um dos maiores grupos de media em Portugal, que integra diversas áreas de atividade como a televisão, digital, publishing e podcasts. Antes de ser nomeado CEO, foi Administrador de Recursos Humanos, Assuntos Jurídicos e Sustentabilidade da Impresa. É licenciado em Direito, pela Universidade Nova de Lisboa, e concluiu o Mestrado em Direito pela Universidade de Oxford. Frequentou diversos Cursos de Gestão em Lisboa (Nova SBE, Universidade Católica Portuguesa e EurogroupConsulting Portugal), Chicago (Kellogg School of Management), Lausanne(IMD Business School) e Silicon Valley (Singularity University).Começou a sua carreira profissional em 2003 como Advogado na Linklaters tendo aindatrabalhado como Consultor de Recursos Humanos na empresa Heidrick & Struggles. Antes disso desempenhou funções de Consultor na Comissão dos Direitos Humanos, na Missão de Portugal junto das Nações Unidas, em Nova Iorque. É Vice-Presidente da SIC Esperança, uma Organização sem Fins Lucrativos, desde 2013.

FREDERICO FEZAS-VITAL
Diretor Executivo, Yunus Social Innovation Center
Líder, potenciador de mudanças positivas e de criação de pontes sistémicas em ambientes multistakeholders, imerso no ecossistema de inovação e impacto social há quase duas décadas. É o responsável pelo CATÓLICA-LISBON Yunus Social Innovation Center – um Centro de Excelência que produz conhecimento e fomenta iniciativas e projetos de inovação social –, assim como Diretor Executivo do Pact for Mental Health in the Workplace – uma coligação de organizações que querem desenvolver e melhorar as suas políticas de promoção da saúde mental e bem-estar dos seus colaboradores. É advisor, consultor, professor, formador e mentor, nos domínios do empreendedorismo, inovação social e comunicação criativa de sustentabilidade.

GABRIEL ROSA
Aluno, 11º ano de escolaridade
Aluno da Escola Secundária Júlio Dantas em Lagos, tem tido como foco a dinamização estudantil e a sua valorização. Como atual presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação de Estudantes, tem dinamizado várias ações que visam a representação dos estudantes nos círculos de decisão e a sua participação ativa na comunidade em geral nos âmbitos formativo, social e solidário. Pessoalmente, como estudante, defende a valorização do estatuto de estudante em tudo o que o possa implicar.

HENRIQUE LEITÃO
Investigador; Pró-Reitor, Universidade de Lisboa; Membro da Comissão Científica Programa Novos Talentos, Fundação Gulbenkian
Investigador Principal no Departamento de História e Filosofia das Ciências. Atualmente é Pró-Reitor da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação estão centrados na história da ciência nos séculos XVI e XVII. É membro de várias associações académicas, entre as quais a Academia das Ciências de Lisboa, Academia de Marinha, a Académie Internationale d’Histoire des Sciences. Recebeu várias distinções e prémios académicos, o mais recente uma Advanced Grant do European Research Council.

INÊS OOM DE SOUSA
Presidente, Fundação Santander Portugal
Presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa está ligada ao Santander desde 1997. Foi responsável de ESG do Grupo Santander a nível da Europa e integrou a Comissão Executiva do Banco entre 2016 e 2021. Esteve à frente de diferentes áreas, nomeadamente Meios de Pagamentos, Marketing, Seguros, Gestão de Ativos, Banca Privada, Daily Banking, Multicanalidade, Banca Responsável, Universidades e Produtos e Serviços de Particulares e Empresas. Licenciada em Economia pela NOVA SBE, possui ainda um Mestrado na mesma área.

INÊS RODRIGUES
Professora, Agrupamento de Escolas de Águas Santas e ISCET
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela FLUP, possui mestrado em Educação e Formação de Adultos pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação UP, e doutoramento internacional em Equidade e Inovação na Educação pela Universidade de Vigo. É formadora de professores nos domínios de educação de adultos, metodologias ativas e de investigação, relações entre a educação e a sociedade, e inovação pedagógica. É autora de manuais escolares do ensino secundário pela Porto Editora, e de contos infantis de carácter pedagógico. Ao longo da sua carreira, foi galardoada com os prémios Formador do Ano, Terres de Femmes Portugal, Menção Honrosa do Global Teacher Prize Portugal, e Teachers 4Solutions Global Award.

JOÃO TRIGO
Diretor Geral, Colégio Efanor
Licenciado em Direito, atualmente a fazer doutoramento em Ciências da Educação (UCP - Porto). Frequência de mestrado em Organização e Gestão Escolar e pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Professores. Diretor Geral do Colégio Efanor, com mais de 30 anos de atividade profissional na área da Educação e gestão escolar. Tem tido várias responsabilidades em órgãos dirigentes das Associações representativas do setor privado da Educação: atualmente membro da Direção da AEEP e presidente do Conselho Fiscal da CNEF. Foi membro do Conselho Municipal de Educação do Porto, desde a sua criação e por um período de 12 anos.

JOSÉ LOURENÇO
Diretor, Agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira
É professor de Física e Química e leciona desde 1987. Em Setembro de 2021 assumiu a direção do Agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira.

LAURINDA ALVES
Professora de Comunicação, Liderança e Ética; Autora, Colunista e Consultora
É uma das mais respeitadas comentadoras da atualidade, uma voz que se distingue pela intervenção cívica e divulgação de causas e talentos das novas gerações, mas também pela formação que dá em áreas tão estratégicas como Comunicação, Liderança, Educação e Human Skills, conjugando-as sempre com valores éticos. A sua maior paixão é levar cada pessoa ao seu melhor, elevando também o seu patamar de eficácia. Sabe que tudo se joga na comunicação e na confiança e, por isso, aposta no desenvolvimento individual tendo o cuidado de cultivar a autenticidade e a confiança de cada pessoa, evitando os artificialismos próprios da era em que vivemos, da imagem fabricada ou 'retocada'.

MADALENA NUNES DIOGO
Cofundadora, Estrelas & Ouriços; Diretora, Expressinho
Cofundadora da plataforma Estrelas & Ouriços em 2007, projeto dedicado à promoção da cultura, lazer e educação para famílias, é também diretora do suplemento infantojuvenil Expressinho do jornal Expresso. É licenciada em Matemática Aplicada pela Universidade de Lisboa com mestrado em Estatística e Investigação Operacional pela University of Sheffield. Tem vindo a desenvolver iniciativas com foco na formação de públicos jovens e educação para os media. Desenvolveu o estudo nacional "Portugal a Brincar", em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC) e a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), que avalia os hábitos de brincadeira das crianças em contexto escolar e familiar. Integra ainda o consórcio europeu YouTHink, dedicado à promoção da literacia mediática junto dos jovens.

MAFALDA SÀÁGUA
Diretora Técnica e Pedagógica, Abrigo Infantil de Santa Maria de Belém
Licenciada pela ESEI Maria Ulrich em educação de infância e com mestrado em Administração Escolar pelo ISCTE. Exerceu durante 15 anos a função de educadora de infância, na Escola Ave Maria, tendo posteriormente exercido as funções de coordenadora pedagógica de creche e pré-escolar durante 5 anos. Desde 2020 exerce a função de diretora técnica e pedagógica na IPSS Abrigo Infantil de Sta. Maria de Belém, onde lidera um projeto assente na promoção do brincar livre e ao ar livre como forma de descoberta e aprendizagem.

MARGARIDA REBOCHO
Administradora-Delegada, Fundação Semapa - Pedro Queiroz Pereira
Com uma carreira consolidada na área financeira, numa fase inicial desenvolvida na Deloitte e posteriormente na KPMG, assumiu durante mais de uma década a Direção de Contabilidade e Consolidação de contas do Grupo Semapa. Licenciada em Gestão de Empresas, frequentou vários programas de Liderança de organizações empresariais e organizações sociais e é atualmente Administradora-Delegada da Fundação Semapa - Pedro Queiroz Pereira.

MARGARIDA ZUZARTE
Recém-licenciada, Engenharia e Gestão Industrial; Finalista, licenciatura em Direito
Com apenas 21 anos é licenciada em Engenharia e Gestão Industrial pelo Instituto Superior Técnico e encontra-se a terminar uma outra licenciatura: Direito na Universidade Católica Portuguesa. O seu percurso académico reflete uma forte aposta na interdisciplinaridade, com especial interesse na ligação entre o Direito e a Tecnologia. Entre aulas e exames, é voluntária no projeto Guinanos, que visa apoiar a educação em escolas da Guiné-Bissau, e consultora na Administração Geral Tributária de Angola.

MARIA AZEVEDO
Cofundadora e Chief Program Officer, Teach For Portugal
Durante 10 anos trabalhou como investigadora na área do cancro, em Portugal, Londres e Madrid. No final do doutoramento, teve a oportunidade de viver na Índia, onde ensinou Biologia e Química ao ensino secundário. O que aprendeu com os seus alunos e com as crianças do orfanato onde morava foi muito mais do que ensinei. Esta experiência mudou-a para sempre. Acredita que construir uma sociedade mais justa é responsabilidade de todos e que começa com cada um de nós. Decidiu começar por si. Em 2015 juntou-se ao Pedro Pinto de Almeida para fundar a Teach For Portugal, porque só a transformação da educação pode tornar o mundo um lugar mais justo.

MARTIM CUNHA REGO
Filósofo
É candidato a Doutoramento em Estudos Clássicos na Universidade de Lisboa e os seus principais temas de interesse são a alma humana nas tradições platónica e cristã e, ainda, os desafios que a modernidade apresenta para conceções clássicas da condição humana. Para além da sua carreira académica, proporciona cursos de divulgação para o público geral, sobre a História da Alma. Estudou nas Universidade de Lisboa e de Harvard.

MIGUEL HERDADE
Diretor, The Access Project UK
Trabalha em inovação social, gestão de organizações sem fins lucrativos, e políticas públicas, com especial interesse por desigualdades, educação e integração social. Fundou e dirigiu organizações sem fins lucrativos em Portugal e no Reino Unido, tendo desenhado e implementado projetos que venceram prémios nestes dois países e também a nível europeu.

MATILDE RICCIARDI
Aluna 11º ano Línguas e Humanidades e vencedora prémio FedEx
Atualmente no 11.º ano na área de Línguas e Humanidades, na Escola Secundária Pedro Nunes, Matilde Ricciardi participou, no 10.º ano, no programa A Empresa da Junior Achievement Portugal com o projeto Bfore, uma esponja para deteção precoce do cancro da mama. A sua representou Portugal no Gen-E, em Itália, tendo vencido o Prémio FedEx. Uma experiência de aprendizagem onde desenvolveu competências como o trabalho em equipa, a comunicação e a resiliência.

NUNO CRATO
Professor-investigador, Cemapre/Universidade de Lisboa; Presidente, Iniciativa Educação
Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (2004-2010), do Taguspark (2010-2011) e Ministro da Educação e Ciência (2011-2015). Atualmente é professor-investigador de matemática e estatística (Cemapre, ISEG, Universidade de Lisboa), membro do Conselho Científico para a Educação Nacional do governo francês (CSEN), cientista visitante (JRC, Itália) e lidera a Iniciativa Educação, organização dirigida à Educação Básica e Secundária.

PEDRO ABRANTES
Professor, Universidade Aberta
É, desde 2013, Professor Auxiliar da Universidade Aberta, onde coordena a licenciatura de Ciências Sociais, o Observatório dos Percursos dos Diplomados e um grupo de investigação do Centro de Estudos Globais. É ainda professor convidado no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, instituição onde se licenciou (2002) e doutorou (2008) em Sociologia. Especializou-se nas áreas da educação, desigualdades sociais e percursos de vida. Foi membro do Gabinete do Ministro da Educação, entre 2016 e 2020, e Subdiretor-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, entre 2020 e 2022.

PEDRO FREITAS
Investigador, Universidade de Oxford
Doutorado em Economia na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), é atualmente investigador associado do What Works Hub for Global Education da Universidade de Oxford e do Centro de Economia Educação da Nova SBE. A sua investigação foca-se em tópicos de Economia da Educação e Capital Humano, tais como impacto do professor nas aprendizagens dos alunos, necessidades de recrutamento de docentes ou métodos de avaliação. É autor do livro: “Economia da Educação: um olhar sobre o sistema de ensino português”.

PEDRO SANTA CLARA
Diretor, TUMO Portugal e 42 Portugal
É Professor Catedrático de Finanças na Nova School of Business and Economics desde 2007. Foi Assistente, Associado e Professor Catedrático de Finanças na Anderson School of Management da UCLA de 1996 a 2009. Possui uma licenciatura em Economia pela Nova SBE e um doutoramento em Finanças pelo INSEAD. Publicou mais de 30 artigos em revistas académicas de topo nas áreas de Finanças e Economia. Foi investigador associado do National Bureau of Economic Research e investigador associado do Center for Economic Policy Research. Em 2012, a sua carreira deu uma reviravolta radical e, ao longo dos seis anos seguintes, liderou a construção do novo campus em Carcavelos para a Nova SBE e a campanha de 54 milhões de euros que o financiou. No início de 2019, Pedro fundou a Shaken Not Stirred, uma empresa que promove e gere projetos educacionais, entre os quais se destacam a escola 42, inaugurada em Lisboa em outubro de 2020 e no Porto em julho de 2022, e o centro de tecnologias criativas TUMO, lançado em Coimbra em 2023, em Lisboa em 2024 e, mais recentemente, no Porto em 2025.

RODRIGO CASTRO
Fundador e CEO, Educa-te
Host do seu podcast, onde explora perspetivas não convencionais sobre educação. Engenheiro de formação, trocou as máquinas pelas pessoas, e hoje lidera mais de 20 pessoas que se dedicam a contribuir para o futuro da educação. Com mais de 15 anos de experiência, fundou associações sem fins lucrativos, formou mais de 10.000 pessoas em +15 países e já viajou por +40.

RUI MARQUES
Coordenador, Relational Lab e Programa de Educação Relacional
Licenciado em Medicina, Mestrado em Ciências da Comunicação e Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações. Fundador da Forum Estudante, do Círculo de Apoio à Integração dos Sem-abrigo (CAIS), do Instituto Padre António Vieira (IPAV) e da Academia de Líderes Ubuntu.
Ex-Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural e Coordenador do Programa Escolhas.

SALVADOR PEREIRA COUTINHO
Aluno, 12º ano de escolaridade
Comprometido com a participação cívica e o pensamento crítico, valores que tem cultivado ao longo do seu percurso académico, é aluno da Escola Alemã de Lisboa. Enquanto membro da assembleia de estudantes, desempenhou um papel ativo na dinamização do diálogo entre alunos e direção, promovendo um ambiente escolar mais justo e participativo.
O seu envolvimento em múltiplas ações sociais escolares permitiu-lhe desenvolver uma forte capacidade de liderança, argumentação e gestão de projetos. Estas experiências moldaram o seu caráter e consolidaram a sua vocação para a área da gestão, que irá prosseguir na Católica Business School, onde foi admitido com distinção.

SARA AGUIAR
Especialista em inovação e impacto
Líder nas áreas da inovação, tecnologia e empreendedorismo, tem experiência internacional em organizações de referência como a Direção-Geral de Investigação & Inovação da Comissão Europeia, a equipa de Startups do gigante tecnológico, Amazon Web Services, ou a equipa Global de New Ventures de uma das maiores marcas da P&G, onde lidera novos projetos de inovação digital. Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais e mestre em Gestão Internacional, é entusiasta da ideia de resolver problemas cujas soluções criam valor para a sociedade e faz parte de grupos como a comunidade de jovens líderes do World Economic Forum, o Grupo de Reflexão “O Futuro Já Começou” da Presidência da República, ou o Conselho da Diáspora Portuguesa.

SANDRA VARANDAS
Editora sicnoticias.pt; Editora sicexplicame.pt
Licenciada em Ciências da Comunicação, é jornalista há 30 anos. Começou na rádio, passou pela imprensa escrita e pelo digital. Durante 20 anos foi ainda formadora na área do jornalismo e audiovisuais. Entrou na SIC em 2001 para fundar o site da SIC Notícias e por lá continua. Atualmente é editora. Desde março de 2025, é também a responsável editorial do SIC Explica.me.

VANDA MARTINS
Administradora, Fundação EDP, com o pelouro da Inovação Social
Diretora Geral da Fundación EDP em Espanha, cargo que exerce desde 2018, depois de ter ocupado o cargo de Diretora Executiva na referida Fundação durante mais de cinco anos. Em novembro de 2022, foi nomeada vogal do Conselho de Administração da Fundação EDP em Portugal com o pelouro da Inovação Social. Embora o desenvolvimento profissional de Vanda Martins tenha estado intimamente ligado ao Grupo EDP e à área da energia, após a conclusão da licenciatura teve a oportunidade de adquirir valiosíssimos conhecimentos noutros sectores, principalmente na banca (Grupo Millennium bcp) e audiovisual (NOS Lusomundo Audiovisuais). A vasta experiência, o seu compromisso com a sociedade, a sua visão estratégica, o seu conhecimento do Grupo EDP e as suas competências de gestão e liderança permitiram a Vanda Martins levar a cabo um importante processo de dinamização e consolidação da política de Responsabilidade Social do Grupo EDP em Espanha e Portugal. Trabalha no sector energético desde 2000, tendo desempenhado várias funções no Grupo EDP, em Portugal e Espanha.
APRESENTAÇÃO POR

MATILDE VIEIRA DE ALMEIDA
Jornalista; WIN WORLD
Natural de Lisboa, cresceu com uma curiosidade constante pelo mundo e uma vontade de dar voz a histórias que importam. Começou o seu percurso na SIC Notícias como repórter e passou pela CNN Portugal durante o nascimento do canal, contribuindo para o seu arranque. Trabalha atualmente na WIN WORLD, mantendo um olhar atento sobre temas relevantes e pessoas que fazem a diferença. Paralelamente, iniciou a sua carreira musical e acaba de lançar o seu segundo single, afirmando-se também neste novo caminho criativo como MATILDA. Com um interesse profundo por causas sociais, fez voluntariado em vários projetos, com destaque para o trabalho no campo de refugiados de Eleonas, na Grécia. Tem uma atenção especial por temas de solidariedade, política e assuntos internacionais.

DIOGO MARTINS
Jornalista, SIC Notícias
Nascido e criado no Porto, cidade onde descobriu o gosto por contar histórias, informar e interagir com o público. Olha para o jornalismo com curiosidade e capacidade de traduzir o mundo em palavras e imagens que façam sentido. Na SIC entrevistou figuras marcantes e reportou eventos que a história dificilmente esquecerá. Demonstra gosto especial por Política e Internacional. Viveu de perto os momentos mais marcantes da história recente de Portugal, da Europa e do Mundo. Viveu de perto o início da Guerra na Ucrânia, do conflito no Médio Oriente e do sismo na Turquia.